02 agosto 2008

. Visnu Priya Ashram .

.Um refúgio para a mulher.
Os Visnu Priya Ashrams, oferecem a mulher a possibilidade de se desenvolver na bhakti-yoga, ou seja, nas artes devocionais. Seu ideal é transformá-las em líderes de seus futuros lares ou ashrams, tendo como objetivo proteger sua dignidade neste mundo de exploração e gerar meios para que elas possam ter um importante serviço na humanidade com seu entusiasmo e fé na vida espiritual. A vida num Visnu Priya Ashrams é similar a dos monastérios de yoga, onde se realizam várias práticas diárias, chamadas sadhana. A prática do sadhana consiste em: acordar cedo, meditar, estudar as sagradas escrituras, seguir suas instruções e difundir seus ensinamentos. O objetivo desses oásis espirituais é sentir a satisfação de ter Krishna em nosso coração, aprendendo a situá-Lo no centro de tudo.


CONCEITO DE ASHRAM:
.Refúgio.
“A sociedade atual está baseada em conceitos errôneos”.
C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Srila Prabhupada dizia:
“Já que existe uma relação tangível entre os problemas da sociedade e o desequilíbrio de valores, o propósito último de nossa educação é transformar nossos valores”. (Ou ser conscientes de Krishna). Portanto a educação e o treinamento são as bases principais de nossas atividades no ashram. O ashram é um local que oferece o cultivo da espiritualidade e serve de refúgio contra os perigos de nossa sociedade materialista. O termo “refúgio” nos mostra a idéia da ameaça de perigo a nossa frágil condição humana. Nossa posição como integrante de um meio social desvalorizado se vê ameaçada com muitas demandas artificiais que condicionam e até comprometem nossa livre e natural escolha de vida. Frente a esta realidade o ashram é de vital importância para a reconstituição de valores no ser humano individual e na comunidade em geral. Isto se aborda na prática, através do cultivo de todo um estilo de vida alternativo, com base na educação, prática e experimentação de diversas técnicas e disciplinas entregues na cultura dos Vedas, da Yoga e das tradições místicas que desde tempos imemoriais vem guiando ao ser humano.


Também o conceito de uma organização de vida comunitária, faz parte do ingrediente essencial do ashram, imerso na idéia de um “comunismo espiritual”, fazendo referencia a uma sociedade centrada em Deus, que aflorou na antiga cultura védica. Neste contexto se pode perceber uma atmosfera de verdadeira fraternidade e respeito, onde cada integrante vela pela harmonização do conjunto da comunidade. Ou seja, um verdadeiro lar! Neste conceito de ashram o visnu-priya ashram, tem um papel fundamental a exercer já que a mulher tem sido um dos elementos mais ameaçados no decorrer da historia, que implica na decadência de toda uma realidade atual. Assim como se ensina no Bhagavad-gita: “Quando a irreligião é preeminente na família, as mulheres se poluem, e da degradação feminina vem progênie indesejada. Um aumento da população indesejada decerto causa vida infernal tanto para a família quanto para aqueles que destroem a tradição familiar. E assim todas as espécies de projetos comunitários e atividades de bem-estar da família entram em colapso.” Portanto a mulher tem um enorme peso na sociedade como um dos pilares para uma sociedade pacífica e progressiva em valores espirituais. O visnu-priya ashram trabalha na formação de “mulheres conscientes”, no desenvolvimento de seus potenciais naturais, como almas espirituais, através da prática da bhakti-yoga, que engloba muitas atividades e projetos de caráter devocional, baseados numa oferenda amorosa a Deus. Convidamos a conhecer o caráter expansivo deste belo projeto e as diversas facetas nas que cada mulher, com seu belo potencial pode se descobrir projetar, potencializar e realizar, ajudando também a que outros possam ser beneficiados.


EDUCANDO, TREINANDO...
“O amor superior deve ser educado, deve ser treinado. Na realidade todo deve ser educado no ser humano, até para apreender a caminhar fomos treinados.”
Srila Atulanada Acharya

No visnu-priya-ashram a prática de bhakti-yoga é a escola para aprender a amar. Aprender a amar em forma pura é um trabalho para toda a vida, porque significa erradicar nossos anarthas, ou elementos indesejáveis que guardamos em nosso coração. E para isso temos que SERVIR! Temos muitos programas educativos funcionando em nossos ashrams: Academia Vaishnava, Yoga Inbound, Univeda, que integra aos membros do visnu-priya a nível educativo, outorgando profissionalização e capacitação nos campos da yoga, música, artes, filosofia, etc. Também se oferece uma qualificação como educadoras, orientadoras, e líderes para dar refúgio as pessoas em geral. Com o belo lema de “liderar para servir melhor”.


.Um conceito mais profundo.
O visnu-priya ashram é um lar...
Deixamos o lar paterno para ingressar no lar de nosso mestre espiritual e das devotas. O visnu-priya ashram é um espaço liberado da propriedade privada. “Os direitos todos pertencem ao autor, ao Criador.” Um lar é algo mais que um lugar de treinamento. Não é um centro de reclutamento. O visnu-priya ashram é um lar.


.Vida no ashram.
No Visnu Priya Ashram as portas estão abertas a todas aquelas pessoas que querem consagrar-se a evolução espiritual, tanto para morar junto ou também para aquelas que moram em famílias ou estudam fora e querem integrar-se neste ideal. Os requisitos consistem em trabalhar sem interesses separados, egoístas e sim por uma causa comum, uma causa mais universal. Quando começamos a guardar a energia para nos mesmos acontece o desequilíbrio. Causa comum significa esforçar-nos para o benefício dos outros, isto significa ingressar no plano da dedicação.


.Convivência.
O segredo para viver em convivência é o cultivo da solidariedade. A consciência de Krishna é a ciência das relações. Cada pessoa tem sua função a cumprir no ashram para manter a harmonia. Seguir a instrução de nosso Guru, é o objetivo que nos une, nos harmoniza. Seu doce desejo é a causa comum para viver em harmonia.
O praticante de bhakti-yoga está levando um processo de transformação sutil. É fundamental o desejo de mudança individual, procurar a própria transformação sem querer transformar ao outro. Sempre há que ter presente que o processo é gradual. Cada individuo é uma pessoa individual.
Alguns requisitos a praticar: sentido de renuncia, austeridade, determinação, entusiasmo, castidade, honestidade, obediência.
Aprender a ser obedientes, dependentes significa aprender a participar do plano divino de Krishna. Deixar-se guiar, ser receptivo a instrução superior.
Para agir no plano espiritual temos que despertar nossas qualidades divinas e assim erradicar as tendências inferiores.

Um comentário:

Visnu Priya - Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.